OBJETIVO
Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psicológicos e sociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional. Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento (1 ano a 1 ano e meio).
ATIVIDADES
- Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
- Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.(1 ano e meio a 2 anos).
- Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor durante o dia com seus alunos, mas com total ajuda em casa dos Responsáveis.
- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.
- Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente sozinhos.
- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. No banho também nomeia-se o corpo.
- Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao local adequado.
- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
- Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
- Apresentação das cores.
- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
- Contos de histórias curtas.
- Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
- Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
- O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
- Traçados simples: Coordenação Motora.
- Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir que a criança seja independente.
- Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
- Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
- Mante-la ocupada.
- Levar a criança a participar das atividades de grupo.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS:
- Egocentrismo.
- Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
- Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar,
puxar, empurrar, etc.
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
LINGUAGEM ORAL
OBJETIVO
- Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
- Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
- Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
- Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
- Identificação do nome próprio.
- Identificação das letras do nome próprio.
- Identificação das vogais.
CONTEÚDO
- Coordenação Motora Ampla.
- Coordenação Motora Fina.
- Discriminação Auditiva e Visual.
- Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
- Estudo do nome próprio.
- Estudo das letras do nome próprio.
- Apresentação das vogais.
ESTRATÉGIA
- Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
- Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades manuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
- Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas, vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
- Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
- Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
- Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos e brincadeiras.
- Materiais pedagógicos, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
OBSERVAÇÕES
CARACTERÍSTICAS:
- Egocentrismo.
- Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
- Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
- Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
- Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
- Brincadeiras com poucas regras simples.
- Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
- Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
- Brincadeiras sem regras.
- Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
- Estimulação e motivação.
- Atividades lúdicas.
- Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
- Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
- Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço
- Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e manuais.
- Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
- Reproduzir sequências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
- Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
CONTEÚDo
- Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
- Conceito de lateralidade.
- Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda
- Coordenação Motora
- Discriminação audiovisual.
- Seqüência e seriação.
- Numeração:
• Números de 1 à 5
• Contagem de 1 à 10
ESTRATÉGIA
- Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, ...
- Brincadeiras lúdicas e atividades audiovisuais
- Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, e registro de atividades.
- Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas,etc
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
OBSERVAÇÕES
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permite que as crianças possam se familiarizar mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
OBJETIVO
- Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
- Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
- Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
- Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
- Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia do Circo, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
- Calendário (relação espaço tempo).
- Família;
- Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
- Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
- Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
- Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
- Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
- Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
- Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
- Estimulação dos 5 sentidos.
- Estimular o cuidado com a natureza.
- Nomear e reconhecer diferentes animais.
- Discriminação entre liso e áspero.
- Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
- Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
- Esquema corporal.
- Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
- Animais.
- Texturas (liso e áspero).
- Alimentos.
ESTRATÉGIA
- Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
- Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
- Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
- Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias desenvolver o gosto dos alunos pelo tema Ciências.
- Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades
- Apresentação de aliment
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
ARTES
OBJETIVO
OBJETIVO
- Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
- Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
- Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
- Artes: desenho livre e pintura.
- Sucata.
- Argila e massinha, etc
ESTRATÉGIA
- Utilização de lápis, pincéis, cola, tudo com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
- Material de sucata e criatividade do professor.
- Apresentaçãoi de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
CONTEÚDO
- Eu (nome, idade, pais e colegas).
- Coordenação motora.
- Discriminação auditiva.
- Discriminação visual.
- Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
- Histórias e contos.
- Memorização
- Vogais
- Nome próprio e letras do nome próprio.
ESTRATÉGIA
- Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral
- Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
- Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
- Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
- Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
- Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
- Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
OBJETIVO
Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
Estimular o uso do raciocínio da criança.
Nomear e identificar iguais e diferentes.
Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
CONTEÚDO
- Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
- Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
- Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
- Nomear de diferentes formas(apontando, observando,etc) iguais e diferentes.
Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
ESTRATÉGIA
- Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
- Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
- Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
- Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma
- Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
- Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
- Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
- Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
- Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
- Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
- Calendário (relação espaço tempo).
- Família.
- Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
- Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
- Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
- Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família
- Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
OBJETIVO
- Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal
- Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
- Estimulação dos 5 sentidos.
- Estimular o cuidado com a natureza.
- Nomear e reconhecer diferentes animais.
- Discriminação entre liso e áspero.
- Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
ESTRATÉGIA
- Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
- Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
- Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
- Plantação de mudas e flores.
- Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
- Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
- Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
OBJETIVO
- Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
- Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
- Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
- Artes: desenho livre e pintura.
- Sucata.
- Argila, massinha, etc
ESTRATÉGIA
- Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
- Material de sucata e criatividade do professor.
- Apresentação de argila, massinha e demais materiais que podem ser utilizados durante o ano letivo.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
EI
(4 anos)
OBJETIVO
- Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
- Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
- Desenvolver Orientação espacial.
CONTEÚDO
- Coordenação viso-motora:
- Desenho livre.
- Labirinto.
- Pintura.
- Recorte e colagem.
- Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos
- Percepção visual:
- Cores
- Forma.
- Tamanho
- Detalhes.
- Complementação de figuras.
- Letras (a, e, i, o, u).
- Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
- Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.
ESTRATÉGIA
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas. Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
- Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
- Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
- Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO
- Estruturas lógicas:
- Discriminação (semelhanças e diferenças).
- Comparação.
- Identificação.
- Conjuntos.
- Correspondência.
- Cores.
- Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
- Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
- Medidas:
- Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
- Distância entre os objetos (longe, perto).
- Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
- Massa (leve, pesado).
- Temperatura (quente, frio).
- Som (alto, baixo).
- Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
ESTRATÉGIA
- Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
- Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
- Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
- Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
- Desenvolver socialização.
- Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
- Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
- Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
- Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
CONTEÚDO
- Eu/Família/Casa.
- Escola
- Meios de Transporte/Trânsito.
- Meios de Comunicação.
- Profissões.
- Datas Comemorativas:
- Carnaval.
- Páscoa.
- Dia Nacional do Livro Infantil.
- Dia do Índio.
- Dia do Trabalho
- Dia das Mães.
- São João.
- Dia dos Pais.
- Dia do Soldado.
- Folclore.
- Independência.
- Dia da Árvore.
- Primavera.
- Semana do Trânsito.
- Dia das Crianças.
- Proclamação da República.
- Primavera.
- Dia da Árvore.
- Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
- Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
- Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
- Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
- Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
- Nomear e reconhecer diferentes animais.
- CONTEÚDO
- O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
- A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
ESTRATÉGIA
- Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
- Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
- Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
- Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
- Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
- Artes: desenho livre e pintura.
- Sucata.
- Argila e massinha.
- ESTRATÉGIA
- Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
- Material de sucata e criatividade do professor.
- Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
JARDIM II
- Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
- Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
- Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
- Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização.
- Iniciação as famílias silábicas.
CONTEÚDO
- Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.
- Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
- Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
- Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
- Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea.
ESTRATÉGIA
- Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
- Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
- Histórias, músicas, vídeo e livros.
- Atividades com sucatas (ex: embalagens).
- Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
AVALIAÇÃO
- Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.
- Correção das lições e atividades.
- Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.
- Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
- Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
- Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
- Desenvolver o processo de adição.
CONTEÚDO
- Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
- Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
- Operação com Números: adição: total até 9.
- Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
- Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
- Fração: inteiro/metade.
ESTRATÉGIA
- Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.
- Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
- Recorte, colagem e pintura.
- Atividade com sucatas.
- Músicas e histórias.
- Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
AVALIAÇÃO
- Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem.
- Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático.
- Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
- Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
- Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
- Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
- Desenho.
- Pintura.
- Impressão.
- Recorte.
- Alinhavo.
- Tapeçaria.
- Colagem.
- Modelagem.
- Dobradura.
- Montagem.
- Construção.
ESTRATÉGIA
- Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
- Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
- Revista, jornal e sucata.
- Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
- Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
- Formar bons hábitos de higiene e saúde.
- Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
- Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
- Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
- Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
- Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
- As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
- Alimento/Culinária.
- Plantas/Horticultura.
- Animais.
- ESTRATÉGIA
- Explorar o meio em que estamos.
- Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
- Pinturas colagens, recortes.
- Horta.
- Passeios, excursões.
- Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
- Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
- Alimentos (frutas, verduras, legumes).
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
- Adaptar a criança à escola e à vida social.
- Promover condições de um convívio agradável.
- Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
- Adquirir habilidades sociais.
- Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
- Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
- Eu/Família.
- Casa/Comunidade.
- Escola.
- Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
- Datas Comemorativas:
- (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
- Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
- Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
EDI 09.18.808 Profª Marta Regina Perrotta
V Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Programação da V Jornada Pedagógica
DIAS: 05, 06, 09 e 10/06
Escolas envolvidas:
- Ciep Clementina de Jesus
- E.M. Pres. Arthur Bernardes
- E. M. Miguel de Larreinaga
- E. M. Raymundo Corrêa
- EDI Profa. Marta Regina Perrota
- Creche Municipal Emílio Jubran Dib
- Ciep Anita Malfatti
ATIVIDADES:
05/06 – Local: Creche Emílio Gibran Dib
Horário: 7h 30 min às 12h
Observação: Traje confortável para facilitar a atividade específica.
06/06 – Local: EDI Prof. Marta Regina Perrota
Horário: 7h 30 min às 12h
09/06 – Local: Ciep Clementina de Jesus
Horário: 7h 30 min às 12h
10/06 – Local: - Ciep Anita Malfatti
Horário: 7h 30 min às 12h
Observação: Todas as professoras deverão realizar a sua inscrição na jornada através do link: http://webapp.sme.rio.rj.gov.br/inscricao/
Boa tarde. A escolinha tem horário parcial ? Obrigada
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